Planejamento Financeiro Familiar

Viver sem um planejamento financeiro familiar pode custar tempos de tranquilidade e dores de cabeça não somente para o administrador do lar, mas certamente para toda a família.

Vamos aos casos.


Já se imaginou dirigindo em uma rodovia sem placas de direção? Ou simplesmente sair de casa com destino a algum lugar e não ter a menor ideia de qual direção tomar? Viver sem um planejamento financeiro pode ser comparado a tal loucura.


O que é planejamento?

Consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial para tomada de decisões e execução de tarefas.


O conceito de planejamento financeiro familiar está relacionado com a atividade de gerir as vertentes financeiras de sua família.


Construir um orçamento familiar pensando nas despesas mensais, ou poupar para a aquisição de um bem (viagem, carro, casa, faculdade do filho). ou para quitar uma divida que consome o orçamento familiar.

Uma coisa é certa, só existem benefícios em fazer um orçamento familiar.


No Brasil, infelizmente vemos o planejamento financeiro familiar comumente acontecendo apenas em famílias de classes sociais mais altas.

Um outro ponto negativo em nosso país é que não temos educação financeira na escola. Logo só vamos aprender sobre planejamento financeiro quando nos deparamos com situações de real endividamento, como foi o meu caso.


Controlar bem as finanças trará uma paz sem tamanho para sua vida.


Na bíblia existem diversas mensagens sobre incentivo ao planejamento, mas quero pontuar uma bem específica, que se encontra em Lucas 14:28 “ Pois qual dentre vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”


Precisamos mudar quadros de desorganização, não importando a área de nossas vidas.

Cristo pode nos ajudar nesta tarefa, mas existe a nossa parte que é buscar o conhecimento para tal.


Neste post, trouxe conceitos para auxilia-lo a começar um planejamento financeiro familiar e mudar as condições de organização financeira de sua família.


Somos influenciadores de pessoas, e essas pessoas que nos rodeiam, esposa, marido, filhos, amigos, precisam ser influenciados por nós positivamente.


Precisamos criar hábitos de organização financeira e dessa forma, ajudar nossos filhos a se tornarem homens e mulheres que dominam suas finanças e que alcancem patamares ainda maiores que os nossos.


Um planejamento financeiro familiar deve envolver todos os membros da sua família, esposo, marido, filhos. Quando a família começar a trabalhar unida, a tendência é que tanto os gastos quantos os ganhos sejam balanceados de forma saudável. Dessa forma além de garantir o bem-estar da família, você terá controle total de suas finanças possibilitando ainda a construção de um patrimônio a longo prazo para o futuro de seus filhos e também para sua aposentadoria.


Os principais objetivos do planejamento familiar são:

  • Conhecer verdadeiramente a sua realidade financeira.

  • Saber quais são os seus hábitos de consumo e como modifica-los.

  • Definir operações financeiras que tragam o melhor rendimento.

  • Estar prevenido quando situações difíceis acontecerem, como gastos emergenciais.

  • Alcançar objetivos financeiros.


Tem um post aqui no blog sobre 10 dicas para começar um planejamento financeiro.

Na batalha do planejamento financeiro familiar existem diversas maneiras de se municiar arregaçando as magas e indo para batalha. Use tudo que for confortável par você, anote suas despesas, anote suas dívidas fixas e as que faz diariamente. O processo não é fácil, mas como já disse lhe trará benefícios duradouros.


Tente começar com essas dicas:

Agrupe ganhos e custos;

Anote todos os seus gastos, use essa planilha para ajudar neste controle, ou faça no papel ou em algum aplicativo, tenho um post com dicas sobre alguns aplicativos bem interessantes para isso.


Negocie suas dívidas e não crie novas;

É tempo de crise, sabemos. E todos querem receber, pode ser uma boa oportunidade para negociar suas dívidas, algumas estão podendo ser adiadas, outras empresas estão totalmente abertas a renegociarem, oferecendo juros mais baixos.


Minimize gastos e aumente os ganhos;

É tempo de crise, quarentena e um bom momento para aprender algo novo, estudar um pouco, criar uma nova habilidade. E é claro com os gastos anotados verificar o que pode ser cortado ou melhor aproveitado. Se estiver em casa, tente fazer aquele reparo em sua casa que iria custar uma graninha para ser feito. Já pode economizar com a lavagem do carro, com a conta de luz dentre outros.


Guarde dinheiro;

Ter um dinheirinho guardado é algo realmente muito bom, traz segurança e conforto para você. Começando o controle de suas finanças e fazendo um bom planejamento familiar é certo que logo, logo conseguirá começar a guardar um dinheiro. Procure investir.


Defina objetivos a curto, médio e longo prazo;

Como a ideia aqui é falar de planejamento não podíamos deixar de falar de objetivos.

Então tenha metas de curto, médio e longo prazo. Vou citar aqui algumas.

Curto Prazo: Concertar a lâmpada da garagem. Ligar para TV a cabo e pesquisar um plano mais em conta.

Médio Prazo: Finalizar as dívidas do cartão de credito. Reformar o quarto das crianças.

Longo Prazo: Economizar para gerar os 20% de entrada para comprar a minha casa. Fazer um plano de previdência privada para compor a minha aposentadoria. Abrir meu próprio negócio.


Conclusão

É claro que cada meta dessa pode ser diferente para cada família. São apenas exemplos. Mas não deixe de pensar e desenhar o seu planejamento financeiro familiar estipulando bem suas metas de curto, médio e longo prazo.


Estude mais sobre educação financeira. Prefira as recompensas de longo prazo. Na maioria das vezes somos derrotados pelas nossas urgências e necessidades de nos recompensarmos com o imediatismo que o consumismo nos impõe. Planejar te fará dono dessas expectativas. Saber esperar pode trazer mais frutos.

A sua família está pronta para se organizar financeiramente? Comece por você!

Chame todos para conversar e explique os grandes benefícios de ter uma vida financeira estável e planejada. Com certeza, você terá sucesso se colocar essas dicas em prática.


Veja outros posts aqui do blog muito legais:


#planejamentofinanceiro #orçamentofamiliar #mindset #sucesso #finanças

23 visualizações