A Importância do planejamento

Atualizado: 16 de Dez de 2019

"O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta."

- Provérbios 22:7

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?" - Lucas 4:28


Tamanha a importância do planejamento, podemos ver isso ilustrado, em temas variados, desde a muito tempo atrás, nas escrituras sagradas, como nos exemplos que citei acima. Em empresas de sucesso, como a estratégia de crescimento do Facebook. Em batalhas bem sucedidas como o lamentável ataque japonês a base de Pearl Harbor (Base naval dos Estados Unidos, no Havaí).

São dezenas de exemplos de que um bom planejamento leva o planejador ao sucesso.


Siga bons conselhos

Tenho trabalhado a um tempo arduamente na tarefa de organizar minha vida financeira. E assim como alguém que precisa emagrecer e encontra dificuldade pra fazê-lo, organização para muitas pessoas, também é algo difícil tanto quanto.

Uma vez um Tio semi analfabeto me disse a seguinte frase quando eu estava para começar meu primeiro negócio: "filho, a dica mais valiosa, a dica de ouro, o segredo para o sucesso é: ECONOMIZAR!"

Achei simples e pensei comigo nossa meu Tio é realmente muito "pão duro"!

Mas com o passar do tempo não segui o conselho dele e gastei mais do que ganhava, daí sem nenhum planejamento, "quebrei"!

Embora tenha sido uma fase muito ruim, consegui superar, mas ainda não havia aprendido a lição e confesso que ainda estou aprendendo. Porém agora estou determinado, não quero mais apenas ter a vida financeira organizada e saudável, quero ter LIBERDADE FINANCEIRA. Trabalhar de forma mais rentável com a menor quantidade de tempo dedicado ao trabalho e um maior tempo de qualidade dedicado a família.


Busque conhecimento

Então tenho seguido muitos mentores, muitos coaches. Porém algo tem me chamado muito atenção, encontrei algo em comum subentendido em todos os conselhos desses mentores, todos falam de economizar, de organização de planejamento. Tudo isso meu Tio, semi analfabeto, já dizia. Porém agora ouço com palavras e frases mais rebuscadas, mas que querem dizer a mesma coisa.


Tenha um orçamento, Planeje!

A importância de um planejamento financeiro, vai além da ideia de se tornar um milionário e é claro também, ultrapassa o conselho simples e conservador de economizar, mas, esse assunto ficará para um próximo post.

Planejamento pra muitos é algo difícil, planejar uma viagem, planejar férias, planejar aquisições e investimentos. Se pararmos pra uma pesquisa breve veremos que muitos relacionamentos são afetados por desorganização financeira. Quando a vida de uma família não está com as finanças devidamente ordenadas, os filhos sofrem, o casal sofre e, através disso brechas que não deveriam existir começam a minar a estrutura familiar.

Eu poderia passar dias escrevendo sobre os efeitos colaterais que a falta de organização e planejamento financeiro pode trazer para uma família, mas quero enfatizar um em especial, a aposentadoria.

Um planejamento familiar, trará segurança financeira quando os dias em que nosso potencial e vigor físico diminuírem.

Encontrei há pouco tempo, um conhecido que já era velho quando eu era criança, hoje ele está ainda mais velho (óbvio, eu sei...) tendo que trabalhar como um vendedor ambulante, enfrentando sol e chuva, não que seja um trabalho ruim, (fui vendedor ambulante dos 9 anos a até bem pouco tempo) mas com sua idade avançada ele poderia estar no mínimo recebendo uma aposentadoria. Conversei com ele por alguns minutos e não pude deixar de perguntar porque ainda trabalhava daquela forma, e ele disse que não tinha outro meio de renda, ou era aquilo ou "morrer de fome". Um planejamento, poderia ter mudado "aquelas circunstâncias".

Sem planejamento, é impossível avançarmos. Sem planejamento não podemos cooperar com a obra de Deus fazendo o melhor que poderíamos, ou não poderemos ajudar outras pessoas alcançarem o seu melhor potencial. O dinheiro é uma ferramenta incrível, mas só é útil nas áreas em que podemos usa-lo e disso não podemos jamais esquecer.


Aprendi muito lendo o Livro: "Os segredos de uma mente milionária", escrito por T. Harv Eker, se precisamos mudar nossa vida e para isso precisamos de um planejamento financeiro, assim devemos fazer. T. Harv Eker disse que: "Se queremos mudar os frutos, primeiro temos que mudar as raízes, quando desejamos alterar algo visível, primeiro temos que alterar o que está invisível". Precisamos mudar a forma como pensamos e lidamos com o dinheiro. Não devemos amar o dinheiro, não podemos deixar que nos domine. Deus nos fez para dominar sobre todas as coisas da terra e inclusive sobre o dinheiro.

Aqui tem um post sobre algumas dicas que podem te ajudar a iniciar um bom planejamento financeiro.


Quem não planeja, já planejou falhar!


#desenvolvimentopessoal #serie #planejamento