5 dicas para te ajudar na autodisciplina

Segundo Brian Tracy, autor de muitos livros como por exemplo Comece pelo mais difícil, diz que, a autodisciplina é que faz a diferença entre ganhar ou perder, entre a grandeza e a mediocridade. O que poucos percebem, é que quando a praticamos, estamos na verdade, exercendo o controle sobre a nossa vida, e quando isso ocorre, sentimos muita motivação e desejo por novas conquistas.



"Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”. Confúcio


1 - Identifique tarefas que agregam valor a sua rotina

É comum durante o dia, o começarmos com diversas tarefas que DEVEM ser executadas e ao final do mesmo dia percebermos que as tarefas que eram importantes não foram executadas. Na maioria das vezes não foi por esquecimento, mas sim, por deixarmos que outras tarefas ocupem o topo da lista. Identificar as tarefas que agregam valor a nossa rotina será o primeiro passo para que você possa dar início no aprendizado e treinamento da autodisciplina.


2 - Motive-se

São muitos os fatores que podem influenciar nossa capacidade de autodisciplina. Nossa genética, condicionamento, traumas passados, vários tipos de lutas pela saúde mental e muitos outros problemas nos afetam em diferentes graus. No processo de se autodisciplinar não compare-se com outras pessoas, não acredito em um fórmula para autodisciplina, mas acredito que a motivação parte de cada um de nós. Descubra qual o seu sonho, qual o seu objetivo e não pare até que seja alcançado. Busque a motivação em tudo. Nas derrotas, na fase em que está vivendo, na sua família, e se a sua motivação precisa de intervenção sobrenatural, busque-a em Deus.


3 - Mande embora as distrações, tenha foco!

O poder para a autodisciplina não vem de admirar a autodisciplina. Não vem do desejo de sermos mais autodisciplinados. Não vem de fazer novas resoluções, planos e cronogramas para a autodisciplina (embora isso ajude quando a motivação fundamental estiver certa). Certamente não vem da aversão à nossa falta de autodisciplina e da resolução (novamente) de fazer melhor – e desta vez quero dizer isso. O poder para a autodisciplina vem do prêmio – o que realmente queremos, a recompensa que acreditamos nos renderá o maior prazer.


Comece removendo as distrações, celular, redes sociais, as sequencias de séries, "amigos" que não somam ao seu destino ou propósito. Se algo te distrai de alguma forma, tire da sua rotina e tenha o foco na recompensa.


4 - O meio do caminho não foi feito para você

No processo de alcançar a autodisciplina, pode ser que se sinta desmotivado e pense em parar no meio do caminho. Pode ser também que no processo, você falhe, mas não desista, persevere, o meio da caminho não é o final, a recompensa, o sonho que você deseja alcançar não está no meio do caminho, está no fim, está exatamente na linha de chegada.

A medida que for avançando você fortalecerá a sua autoconfiança.


Dalai Lama disse: “Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguimos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”


5 - Liste suas tarefas e rotinas

No livro "o milagre da manhã", Hal Elrod incentiva os seus leitores a criarem listas de tarefas. E se você não utiliza desta ferramenta, você precisa urgentemente criar uma. Divida suas tarefas em 3 pontos: O que preciso fazer? Onde preciso fazer? Quando preciso fazer?

Utilize aplicativos, como: "todolist", "wunderlist", etc.


Crie listas, diárias, semanais, mensais. Organize suas listas e vá testando qual método melhor atende as suas necessidades. Habitue-se a verificar e criar suas listas todas as noites, e começar o dia verificando sua lista, verifique diversas vezes durante o dia.


Lembre-se que não existe o certo ou errado, o que mais importa é que você encontre “o seu caminho”, seja utilizando um dos inúmeros aplicativos úteis, celulares, tablet, notebook que facilitam a organização da sua lista, ou também aproveitando da sua caneta e da sua agenda. Tudo é válido quando você consegue fazer tudo que queria, da melhor forma possível e no prazo determinado.


#listas #tarefas #autodisciplica #perseverança #rotinas