10 Dicas para começar um planejamento financeiro

Atualizado: Mai 9

Neste post separei 10 dicas que podem te ajudar a iniciar um bom planejamento financeiro.

Que tal já começar 2020 bem municiado, com essas dicas?

1 - Decida Planejar!

Parece óbvio, mas, a primeira coisa que todos deveriam fazer quando pensam em ter um planejamento financeiro é DECIDIR PLANEJAR. Tenho observado o poder da decisão e como ele pode transformar uma ideia, ou decisão ou mindset. A diferença entre querer economizar e quem apenas acha que quer, é a decisão verdadeira em fazer. Uma decisão tomada, faz com que não deixemos as influências externas abalarem nosso objetivo.

Se você decide, você faz!

2 - Anote suas despesas (Diariamente)

Algumas vezes não sabemos como ou para onde exatamente nosso dinheiro vai, até anotarmos tudo, e assim descobrirmos que: " Caramba! Gastei isso tudo comendo cachorro-quente no fim de semana"!

3 - Faça uma planilha financeira

Se não sabe utilizar uma planilha, use um caderno ou uma folha de papel qualquer, mas anote tudo. As anotações, criarão um hábito em você de sempre analisar os seus gastos, e após a criação deste hábito, poderá fazer os devidos cortes e economias que forem necessárias para que alcance sua liberdade financeira.

Disponibilizei aqui uma planilha simples, para que possa gerenciar os seus gastos com maior facilidade.

4 - Analise seus hábitos de gastos

Após tudo anotado, agora é o momento de analisar. Às vezes temos hábitos de gastar descontroladamente ou de forma ruim. Pense no que vai comprar, pense se é algo que realmente precisa, se realmente pode comprar ou se não pode esperar um pouco. Se para essas 3 perguntas a resposta for "sim", então compre. Pesquise preços, não compre na primeira loja, se for em dinheiro, peça desconto. Ninguém quer perder cliente ou vendas. Analise suas anotações e veja quanto já comprou no mês corrente, faça análises de outros meses também.

5 - Pague suas dividas!

Parece um conselho simples, mas os juros são os maiores inimigos dos investimentos. Não há investimento que consiga competir com os juros de uma dívida. "Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro". - Provérbios 22:1

Como você estará acompanhando suas despesas diariamente, poderá sempre estar atento às despesas que estão vencendo, tentando assim se livrar dos juros.

6 - Evite cartões de crédito

Os juros do cartão de crédito é um dos maiores vilões do planejamento financeiro. Principalmente quando pagamos o valor mínimo ou fazemos o parcelamento da fatura. Lembre se da dica 4, e se não tiver outra forma a não ser o cartão de credito. Então não tem jeito.

Mas, use com moderação!

7 - Gaste de acordo com seu padrão de vida

Viver um degrau abaixo da sua renda poderá fazer com que você alcance altos níveis. Isso tem sido uma missão pra mim. Após alcançarmos padrões mais altos do que quando começamos, regredir se torna muito,muito difícil. Mas a cada novo bom hábito criado, mais fácil ficam os próximos hábitos que deveremos mudar.

8 - Faça um plano de aposentadoria

Não conte apenas com o INSS, já é sabido que os dias no INSS estão contados, e que, teremos que trabalhar cada vez mais, para conseguirmos chegar a aposentadoria através dos planos do governo. Por isso planeje uma forma de possuir rendas extras, estude as possíveis formas de investimentos e multiplicar o seu dinheiro.

9 - Trace uma meta de investimento

Uma vez ouvi algum mentor dizendo que nós temos a seguinte prática, pagamos todas as dívidas mas não nos pagamos. Parece estranho falando assim, mas é uma verdade. Já pensou em tirar uma porcentagem do seu salário mensalmente para pagar a você mesmo? Esta porcentagem pode começar bem pequena, e depois aumentar. Essa quantia pode ser investida em Títulos do tesouro direto, Fundos de Investimento e muitos outros e aproveitar o rendimento.

Assine a nossa lista aqui , já estamos preparando muitos materiais que vão te ajudar a se tornar um investidor.

Ainda nesta meta, não de deixe de montar um fundo de emergência, para não ser pego de surpresa quando aquele reparo em casa ou no carro, ou aquele remédio, assumir o topo da lista de prioridades de gastos.

10 - Tenha paciência

Organizar a vida financeira dá trabalho e requer disciplina. Mas lhe garanto que Deus habita onde há ordem. "Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza" - Provérbios 21:5

Um bom planejamento é algo que devemos ter pois ele pode nos trazer (certamente tratará) bons frutos e boas oportunidades.

Talvez alguém te chamem de louco, mas um louco sem resultados é apenas um louco, mas um louco com resultados, este, meu amigo, é chamado de GÊNIO!

#dicas #finanças #series