top of page

Correr mais rápido e continuar no mesmo lugar

Conversando com um amigo sobre o tempo e a evolução das tecnologias, lembramos do desenho, os Jetsons. Produzido pelo Hanna-Barbera e exibido originalmente entre 1962 e 1963.

O desenho exibia uma ideia futurista, que na época, parecia inconcebível. Como por exemplo: Vídeo chamada, robôs domésticos e diversos tipos de automação.

Lembro do tempo em que eu era criança, que, para fazer uma ligação, era necessário comprar fichas e depois de um tempo, evoluiu para cartões telefônicos. (Tenho até hoje, alguns que colecionei).


Logo, a internet ganhou popularidade e então as ligações começaram a mudar de cara e se tornaram os famosos bate-papo do UOL (risos, estou ficando velho).


Mas não parou por aí. Conheci então, o famoso aplicativo de mensagens, que se popularizou bem rápido. O MSN. Lembram do mais chato recurso de “chamar a atenção”, quando alguém demorava para responder?! (Que o WhatsApp nunca implemente isso!).

Antes dos mais diversos manuais oferecidos pelo YouTube, existia o mundo sombrio das comunidades do Orkut. (Ah... aquilo era bom demais).


Nossa como pude esquecer?! Para acessar todos esses incríveis recursos, era necessário pagar R$ 5,00 / hora em uma Lanhouse. E daí o “carinha” (atendente) da Lanhouse (codinome, Viper, saudades Brow) perguntava: - Coé, qual teu Nick? (muitos risos) Então, creditava em nosso Nick o tempo, 1 hora. Daí, era só fazer login no computador, utilizando a internet banda larga, mega veloz de 100 mega, distribuídos por 20 computadores, fazer login no MSN, Orkut, abrir a loja do som, bater papo e fazer nada por 1 hora. E isso tudo, enquanto algum outro adolescente da época, ficava atrás de você, te secando, até você sair, para que o mesmo pegasse o seu lugar e fosse se divertir também.


Porém, com o avanço, o negócio que era uma mina de dinheiro, passou a diminuir bruscamente o valor / hora para se manter, a concorrência havia crescido. E a frase de Philip Kotler, mais uma vez se afirmava. “É necessário correr mais rápido para continuar no mesmo lugar”. Bons tempos.


Hoje, dificilmente encontramos uma Lanhouse, é possível fazer tudo isso, e muito mais, usando apenas um celular. (2021, no futuro, talvez não seja mais necessário)


É impossível não evoluir, ou estamos evoluindo ou involuindo. Um ou outro, vai acontecer. É inevitável.


Eu que tenho formação acadêmica em Sistemas de Informação e adoro acompanhar as notícias sobre os mais recentes lançamentos tecnológicos, quando aprendo sobre algum desses, e penso, isso realmente é muito interessante. Descubro na sequência que este equipamento ou software, já está mercado mais de 1 ano.


Corro, corro e corro e contínuo no mesmo lugar.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page