Uma boa retrospectiva

Mais um ano está terminando e não faltam retrospectivas, recebi retrospectiva, do Instagram, Facebook, Investimentos, bancos. Acredita que até o Waze me enviou uma retrospectiva com alertas que enviei, pessoas que ajudei e até quantas curtidas tive nas minhas dicas de trânsito?!

Todo fechar de ciclo nos faz pensar, nos deixa introspectivo sobre crescimento, fracassos, realizações e conquistas. Isso acontece com a maioria das pessoas sempre que se completa mais um ano de vida, ou como nesse caso, no fim do ano.

Por isso vamos pensar um pouco sobre como fazer uma auto retrospectiva e usar isso como uma ferramenta para um ano novo melhor.

Abaixo descrevo algumas dicas que usarei para fazer minha retrospectiva.


1 - Liste o que foi bom e o que precisa melhorar

Comecei listando tudo que aconteceu de bom neste ano.

2020 sem dúvidas foi um ano difícil. Pandemia, diversos desafios, muitas oportunidades findadas e outras iniciadas.


No meu 2020, comecei me aproximando de Deus, no ano anterior propus em meu coração trabalhar para Deus e isso foi um grande desafio, mas consegui fazer em todas as oportunidades que me apareceram.

Ajudei pessoas, usei minha profissão para servir na igreja, aprendi algumas outras habilidades para ajudar meus líderes nos afazeres da igreja. Criei em casa uma rotina de leitura bíblica e intensifiquei as leituras de livros de desenvolvimento pessoal, cristão e financeiro. Áreas que identifiquei no fim de 2019 que eu precisava melhorar.


Inicie os estudos sobre administração de empresas e gerenciamento de pessoas para desenvolver minha empresa, que não estava muito bem, mas ao decorrer do ano e me municiando de ferramentas de gestão estou fechando o ano no verde e com excelentes expectativas para 2021.


Como estava vivendo um desânimo no meu trabalho anterior, consegui focar um pouco mais aqui no blog da Supreste e aproveitei uma boa oportunidade que apareceu e mudei de emprego também. Financeiramente melhor e conhecendo um novo negócio. A está experiência tem sido incrível.


Retomei também os estudos para desenvolvimento da fluência em inglês que neste atual emprego, tem sido muito aplicado.


Intensifiquei meus estudos em investimentos, e estou conseguindo meus primeiros resultados e muito aprendizado nesta área no qual pretendo me aprofundar ainda mais nos anos que virão.


2 - Montar um plano de ação

Estou cada dia mais apaixonado por organização.

Esses objetivos que descrevi acima só foram possíveis de realizar, pois existia um pequeno planejamento feito no ano anterior.

Já estou em processo de finalização do meu planejamento familiar para o próximo ano, com definição de meta anual, metas mensais, semanais e diárias. Onde todas irão convergir para uma conclusão de ano de sucesso.


Mas é claro que sabemos que o futuro pertence à Deus e 2020 foi a prova de que não temos nenhum controle sobre o futuro, mas isso não nos impede de planejar.


Defini metas claras, reais e alcançáveis. Pequenos passos, hoje representam grandes mudanças e melhorias ainda maiores no futuro e tenho traçado desafios bem ousados.


3 - Agradecimento

Essa parte é algo incrível. Ser grato. Seja Grato.

Agradeça a Deus pelas oportunidades e, também pelas dificuldades e desafios, certamente cada um, nos fez e nos faz crescer.


Não deixe de dizer obrigado às pessoas que fizeram parte do seu ano, contribuindo com a sua vida e com tudo de bom que aconteceu.


4 - Lições apreendidas

E que tal fazer uma lista com as lições aprendidas?


Este ano acho que o que mais aprendi foi sobre a necessidade de planejamento e a importância de estar preparado financeiramente para eventos que não esperamos.


Aprendi sobre a importância de uma boa rede de relacionamento.


Aprendi sobre como é importante ter pessoas que te ajudam e te desafiam a crescer, que cooperam para seu desenvolvimento pessoal.


Aprendendo sobre planejamento e desenvolvimento pessoal.


#desenvolvimentopessoal

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo