top of page

Como o desenvolvimento pessoal impacta na vida profissional?

Como passamos tanto tempo no trabalho, comecei a pensar sobre como transformar o ambiente de trabalho e a qualidade do tempo gasto. Como o tema aqui é desenvolvimento pessoal, a pergunta é: Desenvolvimento pessoal impacta na vida profissional? Sim! Veja mais ao longo deste post.

A Akatu fez uma pesquisa sobre tempo que os brasileiros passam no trabalho. Segundo essa pesquisa, a média de horas trabalhadas por ano é de 1.737 horas / ano. O que corresponde a 20% do tempo total de uma pessoa em um ano, sem contar o tempo gasto no deslocamento entre a casa e o local de trabalho.


Se pararmos para pensar, quantas pessoas não estão realmente felizes em suas profissões ou em seu trabalho... certamente são muitas, eu já fui uma dessas pessoas. Na busca por me desenvolver pessoalmente, comecei a buscar ferramentas que pudessem me ajudar a desenvolver minha organização, meu foco em solução de problemas, meu relacionamento interpessoal com a equipe, minha submissão aos meus líderes e autocrítica em prol de upgrade de aperfeiçoamento de minhas habilidades.


Quantas coisas podemos melhorar em nossas vidas? Por volta de janeiro de 2019, comecei a buscar aprimorar minha vida profissional. Eu havia identificado alguns pontos fracos na minha vida espiritual, pessoal, profissional, financeira. Eu havia descoberto que se eu me desenvolvesse pessoalmente eu poderia viver dias melhores em meu ambiente de trabalho e poderia dessa forma tornar os ambientes em que eu estivesse mais tranquilo.


Se houvesse algum tipo de conflito ou desconforto eu me empenharia em fazer com que não fosse eu o causador do mesmo.


Aprender sobre desenvolvimento pessoal e colocar esse aprendizado em prática, certamente tem mudado minha vida. Acredito que podemos ter a vida transformada quando nos deparamos com situações traumáticas, com afirmações de fé e crença em alguma religião ou com fé praticada.


Quando comecei acreditar que através da minha fé, Deus poderia atuar na minha vida de forma progressiva, melhorando o meu eu, que antes perdido, vi muitas transformações boas acontecer.


O processo tem sido dolorido, Cristo iluminou a minha vida, e a bagunça estava um pouco grande. Um pouco depois dessa fase tive contato com o termo “Desenvolvimento Pessoal” e assim, comecei a estudar e consumir todo conteúdo que encontrava sobre o tema. As mudanças que o desenvolvimento pessoal me trouxeram, em pouco tempo já fazia diferença em meu ambiente de trabalho, nas minhas entregas, nos projetos que eu seguiria, na minha família, em minha empresa, na minha igreja e etc.


Quando nos desenvolvemos, é impossível manter isso somente para nós mesmo, logo sentimos a necessidade de contagiar outras pessoas com o conhecimento que têm nos transformado.


No meu trabalho fiz uma pesquisa pessoal sobre mim, com alguns colegas no qual eu mais considerava, pedindo um feedback sobre quem era Clayson e quais áreas eles achavam que eu poderia melhorar como pessoa, como amigo e como profissional. Resultado: Senti que algumas respostas tinham potencial para serem mais agressivas (risos) mas eu já estava me conhecendo, sabia que eu precisava mesmo de melhora. Mas o lado profissional, foi realmente impactado pela iniciativa de mudança. Agora as 1.737 horas, ficariam a cada dia mais leves, passariam de forma no qual aquele tempo não precisasse ser apenas trabalho, mas usaria para aplicar o meu desenvolvimento pessoal.


O desenvolvimento pessoal é uma constante reticências, não parece ter fim, como li outro dia, devemos continuar evoluindo e assim estou fazendo, ou evoluímos ou somos atropelados pela constante evolução que o mundo sofre diariamente, quase que imperceptível, mas muito intensa.


Não deixe para amanhã, não procrastine. Deixe que a palavra alcance a sua vida e que assim a vida de outros seja impactada positivamente por seu contágio, carisma e altruísmo.


Reflexão: "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês". Romanos 12:2



33 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page