Desenvolvimento pessoal?

O que é desenvolvimento pessoal?

Para que serve desenvolvimento pessoal?

Trata-se de uma maneira de encontrar o seu potencial máximo como indivíduo, potencializando suas habilidades e competências para conquistar seus objetivos e criar condições para uma vida bem-sucedida.

É uma caminhada, que demanda tempo e dedicação.


Desenvolvimento pessoal está relacionado ao autoconhecimento, definição de metas, objetivo claro e maturidade.


No desenvolvimento pessoal, podemos encontrar diversos seguimentos. Alguns deles são: Desenvolver qualidades e habilidades específicas, melhorar performance no trabalho, avançar na carreira, alcançar seu potencial total como pessoa.


Autoconhecimento

O autoconhecimento é, sem dúvidas, a chave para o desenvolvimento pessoal. É fundamental saber como você vê-se em relação ao seu objetivo, perceber quais competências são necessárias desenvolver a fim de realizar seu objetivo, identificar o porquê você quer o que quer e como fazer isso, eliminando todo o ruído e tendo foco.


Descubra o que te motiva a fazer o que você faz.


Desenvolvimento e autorrealização

Um dos principais teóricos deste conceito, foi o psicólogo estadunidense Abraham Maslow, criador da famosa Pirâmide de Maslow.

Na década de 1950, Abraham criou uma pirâmide de necessidades básicas do ser humano, dividida em cinco categorias ou níveis.

1º nível: necessidades fisiológicas (água, comida, sono)


2º nível: necessidade de segurança (da família, corpo, propriedade)


3º nível: necessidade social (amor, amizade, comunidade)


4º nível: necessidade de estima (status, autoestima, reconhecimento)


5º nível: realizações pessoais (desenvolvimento pessoal, talento, conquistas).


Todos esses níveis são muito importantes, mas existe algo fundamental para colocar em prática:

Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.

Estabelecer a meta que deseja alcançar de forma detalhada e específica.


Utilize as seguintes perguntas:


O que deseja?

Quando deseja alcançar?

O que você precisa para alcançar a meta?

Como você fará?


Crença X Desenvolvimento Pessoal

Embora para nós CRENTES em Jesus Cristo, o desenvolvimento pessoal é algo que pode acontecer simplesmente através do encontro com Cristo. Sabemos que podemos melhorar através do desenvolvimento pessoal, trazendo melhoras para nossa vida de forma humana.

São muitos os relatos de pessoas que tiveram suas mentalidades (mindset) completamente transformados através do encontro com Cristo, é claro que isso é uma experiência que só é possível experimentar, se optar por deixar a vida aberta para que Cristo possa realizar tal transformação.

Uma vez conversando com um Pastor, falei sobre algumas mudanças que eu havia conseguido realizar na minha vida, a resposta do Pastor foi a seguinte e confesso que me impressionou: “Legal toda essa mudança, muitos de nós precisam mesmo de que a vida seja dessa forma, porém se tivesse optado por escolher Deus, todo o restante teria acontecido automaticamente”. Essas palavras entraram em meu subconsciente de tal forma, que precisei analisar com calma todos os detalhes das minhas escolhas que me levaram até aquele momento, e assim lembrei o quanto o processo foi doloroso, e ainda tem sido.


Falo sobre o desenvolvimento pessoal, pois acredito que, se existem ferramentas que possam auxiliar as pessoas a serem melhores, a descobrirem seu dons e talentos, então, após a descoberta, aprendermos como usar-los.

Acredito que Deus pode curar qualquer doença, mas nem por isso deixamos de ir ao médico.

Nos treinamentos e configurações do mindset, desenvolvimento pessoal e mudança ou construção de hábitos, acontece a mesma coisa.

Podemos e devemos usar essas ferramentas em prol de desenvolvermos melhor nossos dons e talentos.


Ferramentas para o desenvolvimento pessoal

Duas ferramentas muito usadas em prol do desenvolvimento pessoal são as Pirâmides de Maslow e a pirâmide de níveis neurológicos.


Pirâmide de Maslow:

Realização pessoal = Moralidade, criatividade, aceitação dos fatos, resolução de problemas, desafio;

Estima = auto estima, confiança, reconhecimento, respeito dos outros, e aos outros;

Amor = Amizade, família, intimidade sexual;

Segurança = Segurança do corpo, emprego, família, recursos, etc.

Fisiologia = Respiração, comida, água, sono, etc;


Pirâmide de níveis neurológicos:

Para muitos a pirâmide de níveis neurológicos é uma evolução do modelo de Maslow, atualmente utilizado no processo de coaching integrativo ou evolutivo. Esta pirâmide foi idealizada por Richard Barret, Robert Dilts.


Em uma escala dessa pirâmide sequencialmente é identificado as seguintes perguntas partindo do topo da pirâmide (cada nível) até o nível mais baixo.


QUEM MAIS? QUEM? POR QUÊ? COMO? O QUE? QUANDO E ONDE?

Espiritualidade = Legado José Roberto Marques

Tudo aquilo que está além de nosso EU. Onde a pessoa está indo com a sua vida, as pessoas, as atividades e lugares que são fundamentais para a visão da sua vida, talvez, como ela pretende fazer para o mundo.

Responde à pergunta QUEM MAIS?


Identidade = Clareza de seus papeis e significado de si

A autoestima dela, o senso do EU, a forma como se identifica e como ela interpreta os eventos em termos da sua própria autoestima.

Responde à pergunta QUEM?


Crenças e valores = direção e motivação

Se ela acredita que algo é possível ou impossível, se acredita que é necessário ou desnecessário. As pessoas fazem determinadas coisas porque acreditam (crença) em alguns princípios.

Responde à pergunta POR QUÊ?


Capacidades e habilidades = Direção e estratégia

São as capacidades e habilidades aprendidas para lidar apropriadamente com um tema. Também está relacionado com as estratégias utilizadas pelas pessoas de acordo com suas habilidades (inerentes ou adquiridas).

Responde à pergunta COMO?


Comportamento = Ação e reação

São as ações que a pessoa pode executar em um determinado ambiente.

Responde à pergunta: O QUE?


Ambiente = Limites e oportunidades, superficialidade

As pessoas e os lugares com os quais ela está interagindo, fisicamente onde a pessoa atua.

Responde às perguntas: quando? E onde?


Essa é uma ferramenta que fornece uma forma estruturada de entender o que está acontecendo em qualquer sistema, inclusive nos seus relacionamentos, também é uma ótima forma de fazer uma autoanálise de uma “situação problema”.

Usando essa ferramenta dos níveis neurológicos é possível reconhecer em que nível está ocorrendo um problema e atuar diretamente nele, por exemplo: uma alteração no ambiente pode interferir no mais alto nível lógico que é o da nossa espiritualidade, mas se nossa mudança ocorrer diretamente em um nível superior, como o Espiritual ou o da Identidade, invariavelmente causará mudanças nos níveis abaixo.


Dicas para desenvolvimento pessoal

Através dessas dicas, além de ajudar você, também vai te ajudar a entender um pouco melhor através da perspectiva de prática de uso dessas dicas.


Invista em você

Faça curso, participe de palestras relacionadas às áreas que você identificar necessárias melhorar.


Seja coerente

Se você está precisando melhorar financeiramente, leia livros relacionados a finanças, não perca seu tempo lendo livros ou assistindo a programas e palestras que não estão relacionadas com o seu objetivo. Que no atual exemplo é melhorar na sua área financeira.


Encontre pessoas que tenham o mesmo objetivo que você tem

Conectar-se às pessoas que estejam em sintonia com seus objetivos, com certeza te ajudará a desenvolver-se pessoalmente. Buscando exemplos, aprendendo com erros e acertos de pessoas que passaram e que talvez até estejam passando pelo mesmo cenário que você.


Foco é tudo

Se olharmos para trás veremos muito que deixamos para trás, curso que começamos e não terminamos, projetos que não saíram do papel, livros inacabados, faculdades trancadas e muito mais.


Tenha o foco no seu objetivo, concentração permitirá que nada detenha você.

Quais os benefícios do desenvolvimento pessoal?


Um coach chamado Tim Denning, escreveu um texto para a revista Entrepreneur, apontando um dos motivos para investir no desenvolvimento pessoal, “é que ele permite uma mentalidade mais positiva”. Segundo Denning, o desenvolvimento pessoal permite que você tenha uma postura mais positiva em relação à vida, criando um propósito que você deve buscar diariamente.


Um outro benefício é que você se manterá em alta seu nível de motivação por mais tempo, gerando fôlego para colocar projetos e objetivos em prática, até que os mesmos sejam alcançados.


O desenvolvimento pessoal trará, senso de direção e clareza, fazendo com que a tomada de decisões se torne mais fácil.


Você também obterá maior capacidade de resiliência, nos momentos difíceis que acontecerão inevitavelmente, você terá maior confiança, resiliência e habilidades pessoais e interpessoais para lidar com eventualidades.


Para os Cristãos, com discernimento de Deus, entenderá que as habilidades que não alcançamos com o desenvolvimento pessoal, o mover de Deus irá sucumbir a nossa pequenez, permitindo que esse Deus haja em nosso favor.


Uma outra vantagem que quero também falar, é que o desenvolvimento pessoal, trará relações mais gratificantes, através das habilidades adquiridas, você será capaz de ver quais relacionamentos valem muito mais a pena investimento e valorização. Além de que, você também será hábil para aproveitar ao máximo essas relações que terão impacto maior em sua vida.


Você é sua melhor ferramenta de desenvolvimento pessoal.

Dificuldades e desafios do desenvolvimento pessoal

Um dos maiores desafios encontrado na tentativa de desenvolver-se pessoalmente é lidar com as frustrações. É muito importante a mentalização de que nem sempre tudo irá acontecer exatamente como planejou. Gerenciar estas frustrações será primordial para não perder a motivação. Por isso a importância de possuir metas bem definidas. A falta de metas como já dissemos é um dos erros que mais impactam no desenvolvimento.

Algo de extraordinário irá acontecer, MUDANÇAS, e, isso é algo que normalmente nos para, nos amedronta. Não deixe que o medo de mudar tome conta de você. O medo pode ser uma grande barreira que você terá que transpor, e não poderá impedir que você aja.

Saia de sua zona de conforto, este local (Zona de Conforto) também é um inimigo declarado da evolução pessoal.


Tomada de decisões também é uma ferramenta importante para o processo de evolução do seu desenvolvimento pessoal. É essencial que suas decisões sejam tomadas de forma clara. “As decisões que está tomando neste instante, todos os dias, moldarão como se sente hoje, e também quem vai se tornar nos próximos anos.

É um constante momento de aprendizagem, e por isso aprenda com tudo. Aprenda com outras pessoas, aprenda com seus erros. “A derrota não anula a experiência”.

A habilidade de aprendizagem, permitirá que você se sinta confortável ao testar novas possibilidades, fazendo com que você se adapte a situações desafiadoras com facilidade.

É claro que na jornada de aprendizagem e autoconhecimento, compreender suas emoções, atitudes e comportamentos é fundamental. Isso o ajudará a identificar o que está por trás da maneira como você se comporta e a traçar estratégias para modificar as atitudes que o atrapalham.


Planeje

Quando os pontos que pretende desenvolver forem identificados, será a hora de planejar.

O planejamento permite que você defina tudo que precisa fazer para alcançar a sua meta.

Quais serão as etapas do desenvolvimento, as ações que precisa colocar em prática e o tempo que será necessário, são essenciais no planejamento.


Algumas dicas de planejamento você encontra neste post aqui.


Agora que está familiarizado com o processo de desenvolvimento pessoal, adote para sua vida essas dicas citadas ao longo deste post. E alcance estabilidade plena e evolução nas áreas de deficiência que identificou.


Planeje. Tenha foco. Defina metas. Gerencie suas frustrações.


Se gostou deste post, compartilhe com outras pessoas em suas redes sociais e deixe um comentário, para que possamos melhor nossos conteúdos.


Fontes: sbcoaching; spontaneum; crieseudestino;