top of page

Evoluir não é o mesmo que amadurecer

Evoluir não é o mesmo que amadurecer você sabia? Evolução e amadurecimento são coisas distintas. Evolução é o processo contínuo de mudança de características ou pensamentos.


O amadurecimento, por sua vez, é o aprendizado de como saber lidar com a própria evolução ou com a evolução alheia. Pode-se dizer que alguém evoluiu, porém, não amadureceu. O contrário também pode ser verdade. Pode-se amadurecer e escolher não evoluir.


Amadurecer é sempre um bom processo

Já a evolução, temos exemplos que nem sempre fazem bem à humanidade. Querendo ou não, o mundo continuará com sua evolução contínua. Fato constatado.

Cabe-nos o ato de amadurecermos para decifrar se a evolução, coisa de que ninguém poderá se abster, está sendo um fator construtivo ou destrutivo e então, deixar de lado o boato de que as coisas boas são as antigas e aprender a conviver em paz com a constante mudança do processo evolutivo humano é amadurecer.

Isso não significa ser uma metamorfose ambulante ou que se esteja vendendo barato seus conceitos. Mas significa ter uma base de onde se possa observar as evoluções do mundo para poder exercer o direito de escolher se aceita ou não.


Evolução pode ser um engano

É fácil observar pessoas que, em seus devaneios sociais, pensam ter evoluído, por ter alcançado algo ou uma conquista, e acreditam ter mudado de patamar, mas são pensamentos assim que empurram qualquer pessoa para o retrocesso. Até porque evolução significa mudança e não melhora.


Qualquer série de movimentos desenvolvidos contínua e regular que completa um ciclo harmonioso pode se chamar de evolução, segundo o Google.


Sendo assim os descaminhos sociais do pensamento coletivo fazem bem o seu papel na contínua evolução. Lembrando que evoluir não é o mesmo que amadurecer. Faz-se necessário deixar de lado as pressões sociais com suas formas coletivas e seguir pelo caminho da maturidade pessoal.


Não que não se vá evoluir, porém a maturidade é capaz de iluminar o pensamento, de fazer pensar por si mesmo, de desfazer as amarras das escolhas impostas e criar suas próprias escolhas.


" Uma pessoa imatura pensa que todas as suas escolhas geram ganhos. Uma pessoa madura sabe que todas as escolhas têm perdas". Augusto Cury




56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page