top of page

A Verdadeira Liberdade

"Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem em algo, mais vão errar. O sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; deve acontencer" - Viktor Frankl


Quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, o austríaco Viktor Frankl (1905-1997) era o diretor de um pavilhão de um hospital psiquiátrico.


Os Nazistas determinaram que, usando diagnósticos falsos, submetesse à eutanásia pessoas doentes mentais sob seus cuidados. Como se recusou, foi deportado e enviado a um campo de concentração, onde foi tatuado com o número 119.104.


Passou por vários lugares. Em seu último campo adoeceu, salvando-se porque se concentrou em reestruturar o livro que escrevera e que fora confiscado.

Acabou libertado pelas trocas norte-americanas. Então soube que, além das anotações, perdera toda a família, inclusive a esposa, obrigada a abortar o filho do casal.

Frankl superou o desespero e se tornou um importante pensador. Num de seus livros

(“Em busca de sentido”) que vendeu mais de 10 milhões de exemplares, está uma de suas convicções:


Nós que vivemos em campo de concentração podemos nos lembrar que os homens que percorriam as barracas para confortar os outros abriram mão de seu último pedaço de pão. Ele podem ter sido poucos em número, mas sustentaram a prova suficiente de que podem arrancar tudo de um homem, menos a última das liberdades humanas: sua capacidade de escolher que tipo de atitude terá das circunstâncias que o rodeiam”.


Embora não possamos escolher as ações dos outros para conosco, devemos escolher as atitudes que tomaremos diante dessas ações.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page