top of page

5 benefícios da pontualidade

Gastamos tanto tempo para algum dia ter mais tempo, que talvez o melhor seria viver esse tempo hoje. Mas, como consumistas que somos, não é possível.


Mas que tal não desperdiçarmos esse bem tão precioso, o tempo.

Homem atrasado para um compromisso

Tempo recurso que não pode ser renovado e é totalmente LIMITADO. Por isso o seu valor é imensurável. Por essa razão a pontualidade é tão relacionada à educação e respeito.

Enquanto a falta dela é considerada desrespeito ao próximo e seu tempo.


Vamos falar um pouco disso hoje.


Pontualidade

Quando temos um compromisso já sabendo que, se tudo correr bem, começará com uma hora de atraso. Em um casamento por exemplo, muitas vezes a própria noiva diz que vai chegar depois da hora marcada, para dar tempo de todos os convidados chegarem.


Os horários nos consultórios médicos são quase sempre uma referência vaga, com variações irritantemente imensas.


Nas igrejas, o auditório enche na metade do culto.


No trabalho, muitos empregados são descontados em seus salários por terem chegado além dos minutos de tolerância.


É muito tempo perdido.


Quem não é pontual precisa mudar seus hábitos, começando por afirmar que a pontualidade é uma virtude desejável.


A primeira tarefa do impontual que deseja mudar é admitir que não chegar na hora aos seus compromissos, salvo imprevistos realmente imprevistos, é dizer que o outro não importa. A pontualidade é uma forma de respeito para com o próximo.


Mesmo quem aprendeu, em casa, a chegar atrasado, pode mudar a história da sua família ou do meio em que vive. Ser pontual é ser livre.


A impontualidade geralmente traz consigo os frutos da desculpa ou da mentira.


Se queremos chegar na hora num evento, não podemos sair de casa na hora em que temos que estar no lugar acertado, por mais perto que seja. Se o compromisso for pela manhã, por exemplo, temos que começar na noite anterior, para que não precisemos correr.


Além de respeitosa, a pontualidade faz com que mais coisas se realizem, mesmo quando o tempo é curto.


Vou citar abaixo um trecho sobre pontualidade do livro "O Monge e o Executivo" de James C. Hunter. Um livro incrível sobre liderança.


"Primeiro, quero fazer-lhe uma pergunta, irmão Simeão. Por que os frades são tão neuróticos a respeito do tempo? Isto é, porque as coisas têm que ser feitas nas horas exatas, nem um segundo depois?

— Estou contente por você ter perguntado, Teresa. Para dizer a verdade, eu era um tanto fanático a respeito do tempo muito antes de vir para este lugar. Lembre-se, tudo o que o líder faz envia uma mensagem. Se nos atrasamos para uma entrevista, reunião ou outros compromissos, qual é a mensagem que estamos enviando aos outros?

— Pessoas atrasadas me deixam louca! - a treinadora exclamou. - Estou gostando muito do fato de o tempo ser respeitado aqui, porque gosto de saber o que esperar. Respondendo à sua pergunta, Simeão, eu capto várias mensagens quando uma pessoa se atrasa. Uma é que o tempo dela é mais importante do que o meu, mensagem que considero bastante arrogante. Atrasar-se também transmite a mensagem de que eu não devo ser muito importante para a pessoa, porque ela certamente seria pontual com alguém que ela achasse importante. Também me passa que a pessoa não é muito honesta, porque pessoas honestas cumprem a palavra e seguem os compromissos, inclusive os de tempo. Atrasar-se é um comportamento extremamente desrespeitoso e, pior, cria hábito".


Benefícios da Pontualidade


Transmite confiança

O profissional pontual demonstra que é uma pessoa confiável. Afinal, seu cuidado com o tempo reflete no cuidado com outros aspectos de sua vida. Além disso, a pontualidade demonstra que a pessoa é alguém com quem se possa contar.


O atraso, por sua vez, transmite descompromisso e displicência.


É difícil alguém confiar em um profissional que não cumpre com prazos e horários.


Indica interesse

Chegar aos compromissos na hora marcada, demonstra que o tanto o assunto quanto a pessoa com quem marcou o compromisso são importantes, de seu interesse.


Demonstra organização e domínio próprio

Quem é pontual mostra ao mundo que tem o controle sobre sua própria vida.


Demonstra respeito com o próximo

Chegar a um compromisso no horário marcado demonstra que você se importa com o tempo do outro. (Nossa maior riqueza)


Melhora a imagem pessoal que você transmite

Ser pontual é uma característica a ser trabalhada para melhorar a imagem que você transmite.


É essa imagem que será lembrada pelas pessoas que conhecem você.


E nada melhor do que ser lembrado como alguém pontual, confiável, disciplinado, respeitoso e organizado.



Referências:

- Bom dia amigo - ano 2018 - "dia 15" - Pontualidade - Israel Belo de Azevedo

- Livro: O monge e executivo -

- http://blogunigranead.com/cursos-livres/o-extraordinario-poder-da-pontualidade/ -


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page