Fortaleça o habito de ler

Informação para todo lado, para onde quer que olhemos somos alvos das disputas dos anunciantes, isso sem contar as cores chamativas e altas tecnologias e psicologia aplicadas a nos entreter e nos vender mais um outro produto que talvez nem precisemos.

A industria do entretenimento cresce dia após dia, e parar um tempo, para ler um livro é algo que pouco se faz.

Ter o hábito de ler é algo que hoje é muito difícil de ser ver em nossas crianças. Com muita frequência leio para meu filho antes de dormir, ele escolhe um de seus livros, ou a bíblia ou gibis e faço a leitura de algumas dessas histórias, há também os dias em que simplesmente conto alguma de minha imaginação.


Estou sempre lendo um livro, e gosto muito desse hábito que vim criando desde 2018, antes disso estava na média, mais ou menos 4 livros por ano.

Este ano, 2020. Fiz uma lista com mais de 100 livros para ler, mas com algumas mudanças que me ocorreram profissionalmente, precisei diminuir a leitura de livros, e estudar um pouco mais alguns outros assuntos.

Mas não deixo de fortalecer este hábito, pois tenho aprendido muito com o fortalecimento do hábito de ler.

Sigo alguns passos para isso.

Tenho sempre um livro comigo.

Para onde vou carrego um livro físico e um virtual.

Lista de tarefas.

Faço uso de lista de tarefas diárias, e duas especificamente estão sempre nas minhas listas de coisas para fazer no meu dia, que são: Ler pelo menos 1 capítulo da bíblia e o livro atual, seja pelo kindle ou o livro físico.

Lista de livros.

Tenho uma lista de livros para ler por ano, e algo que acho muito legal é dar o "check" em um outro livro que acabei de ler, isso me dá mais ânimo, pois disputo comigo mesmo o diminuir desta lista e assim bater a minha meta anual.

Coleciono livros.

Resolvi que quero ter como um de meus patrimônios uma bela biblioteca em minha casa.

Quero um dia estar com meus netos e lhes apresentar quanto conhecimento pude adquirir durante minha vida e apontar para onde boa parte deste conhecimento veio, minha biblioteca.


Sou fã dos livros do C.S Lewis e em um de seus livros, li que um dia fizeram a mudança dele de uma casa para outra, quando ele estava no hospital, perto de seus últimos dias de vida, e o algo lotou a sala de sua casa, livros. Eram livros para todo o lado, foi que o mais deu trabalho de ser transportado.


Quando lemos os livros do Lewis e observamos a riqueza de suas palavras e como Lewis contextualiza os exemplos e experiências e visão da vida e do mundo, observo que são conhecimentos embasados nas leituras que ele fez de tantos livros que leu. Já salvei alguns autores para ler alguns dos livros que Lewis citou nos livros que li. e são muitas referências, muitas mesmo.

Esses pontos que coloquei acima, têm funcionado muito bem para mim, e todos os dias observo a mim mesmo, como tenho me desenvolvido pessoalmente através do fortalecimento do hábito de ler, gostaria de estar praticando isso desde a minha juventude, certamente já teria muitos livros e menos erros em minha vida se seguisse tantos ensinamentos que são compartilhados nas tantas páginas escritas que existem por aí.

Se você ainda não tem o hábito de ler, comece hoje, é algo fantástico.

"Quem escreve constrói um castelo, e quem ler passa a habilitá-lo" - (Autor desconhecido).


Leia também este post que fiz sobre o hábito de ler