Faça da leitura um hábito

Como pais, normalmente queremos estimular que nossos filhos leiam, mas não basta apenas falar sobre isto, é preciso cuidar para que o hábito da leitura não se perca em todas as etapas da vida.

Ouço muito falar sobre os benefícios que desenvolver o hábito de ler, podem trazer. Como: Desenvolver a imaginação, aumentar a capacidade de argumentação e interpretação de textos e fatos, além de ampliar o vocabulário.


Quem lê com frequência escreve bem, o que pode se tornar um diferencial para alunos em fase de provas para o vestibular e também para profissionais que precisam se destacar em suas carreiras.


A leitura é também um ótimo exercício para o cérebro: ativa a memória, melhora a capacidade de concentração, ajuda a manter o cérebro lúcido e estimula a criatividade.

Se ler é tão importante assim, e garante tantos benefícios, por que tantos brasileiros não cultivam o hábito da leitura?


Troquei a TV por Livros

Desde que troquei TV por livros, pude aprender muito, com diversos autores, que em seus livros, resumem muitos aprendizados preciosos, compartilhando-os em suas páginas. Gostaria de ter criado este hábito mais cedo. Mas a única coisa que posso fazer, já que não posso voltar no tempo, é falar para outras pessoas que comecem a praticar a leitura.

Afinal de contas, conhecimento é uma das poucas coisas que não pode ser tirada de nós.


Meu filho hoje aos 5 anos, sempre me ver lendo, nas horas vagas, em viagens e etc. inclusive leio sempre para ele. E sempre enfatizo a importância e cuidado que ele precisa dar aos livros.


Separei algumas dicas para você que ainda não tem o hábito de ler ou para você que já tem mas quer influenciar alguém a fazer o mesmo.


1 - Descubra o que você gosta

Todos gostamos de algum assunto especifico, seja política, comédia, romance, religião, suspense, ficção. Encontre um tema e busque dicas baseadas nos assuntos em que mais o atraem. Este será seu ponto de partida.


2 - Reserve um tempo para leitura

Eu uso o tempo em que passo no ônibus para ler. No Rio de Janeiro temos muitas horas de engarrafamento e como não tenho problema para ler em movimento, aproveitar esse tempo me rende um bom tempo de leitura. Uma pratica que aprendi foi criar lista de afazeres, e tenho a leitura como um dos itens de minha lista, para ser lembrado de ler pelo menos 10 páginas por dia.


3 - Leia, sobre o que está vivendo no momento ou sobre áreas que queira desenvolver.

Eu gosto de ler sobre assuntos que integram o momento que estou vivendo. Como tenho separado bastante tempo para aprender sobre desenvolvimento pessoal e finanças, montei uma lista de livros sobre estes temas para ler. Afim de aprender mais sobre o assunto e também poder passar um melhor conteúdo no Blog da Supreste e nas mídias sociais.


4 - Tenha sempre um livro com você

Essa dica é muito importante. Por vezes estamos em uma fila, ou em um transporte ou até mesmo aguardando alguém para uma reunião e se tiver um livro consigo, será uma boa oportunidade para aproveitar este tempo. Essa dica peguei com o Geronimo Theml, um grande mentor. Então, sempre carrego comigo um livro físico e também um virtual no Kindle, aplicativo de leitura da Amazon, no qual é possível armazenar diversos livros. Desta forma sempre tenho algo para ler.


5 - Visite Livrarias

Hoje é muito comum encontrar boas livrarias em shopping centers, então sempre que posso, dou uma olhada em promoções e sobre lançamentos de livros. Adiciono a minha lista de livros para ler.


6 - Ouça musica enquanto ler

Criei este hábito pois como leio muito em lugares públicos, estar ouvindo música, evita que eu me distraia com assuntos diversos e aleatórios que ouvimos nesses lugares. E para não perder a concentração da leitura, montei uma playlist no qual não preciso mais prestar atenção na letra. Pois poderia perder o foco da mesma forma. Nesta playlist contém músicas que ouço com muita frequência.


7 - Tenha paciência

Realmente ler dá sono. E para você que está começando agora, recomendo fortemente que não tente criar este hábito antes de ir dormir e na cama, pois é certo que será tomado pelo sono. Tente ler pela manhã, após o café da manhã, ou ao anoitecer. Sentado à mesa. E tenha paciência se for um pouco difícil no início.


8 - Por que ler é importante?

Separei aqui alguns benefícios da leitura.

Entendimento: uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber. Como você saberá conversar sobre determinado tema se não tem percepção ou se não o compreende?


Cultura: através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a saber a história de vida que o cerca. Consequentemente, lidamos melhor com quem é diferente de nós e não temos uma opinião pobre e geral das circunstâncias.


Reflexivos: lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso, que nos traz crescimento pessoal.


Conhecimento: através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades.


Leitura dinâmica: quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada.


Vocabulário: esse item é fato, pois quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aquele que não possui essa prática.


Escrita: com conhecimento, reflexão e vocabulário é óbvio que o indivíduo conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita.


Diversão: sim, a leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”.


Informação: através da leitura ficamos informados sobre o que acontece no mundo e na nossa região. A leitura informativa mais usual é o jornal impresso.


Como desfrutar do hábito da leitura?

Uma recomendação importante: tire proveito daquilo que você lê. Reflita sobre o assunto abordado nas leituras, discorde ou concorde, converse com outras pessoas sobre seu ponto de vista. Essa é uma forma de colocar em prática o que você leu e de exercitar sua argumentação e seu vocabulário.


Não há fórmulas milagrosas para nos tornar leitores assíduos. É preciso dedicação e perseverança até que ler se torne uma rotina, por prazer e não por obrigação.


Você é quem mais ganha com o hábito de ler. É quem passará a explorar realidades e mundos diferentes dos seus, por meio da imaginação, a se comunicar melhor no dia a dia, a adquirir um vocabulário mais amplo, e, consequentemente, a ter melhores chances de crescer em sua carreira.


Leitura é alimento, é fonte de vida! Desfrute-a!


“Quem escreve constrói um castelo e quem ler passa habitá-lo”.


Fontes:

http://escreverbem.com.br

http://ensinopositivo.com

56 visualizações