top of page

Perseverança e Autodisciplina

Dezenas de estudos mostram que a força de vontade é o hábito angular mais importante de todos para o sucesso individual. Num estudo de 2005, por exemplo, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia analisaram 164 alunos da oitava série, medindo seu QI e outros fatores, inclusive quanta força de vontade os alunos demonstravam, conforme medido em testes de autodisciplina.



Alunos com níveis mais altos de força de vontade tinham mais chances de tirar notas maiores nas aulas e de ser aceitos em escolas mais seletivas. Tinham menos faltas, passavam menos tempo assistindo televisão e mais horas fazendo lição de casa. “Os adolescentes com maior autodisciplina superaram seus colegas mais impulsivos em todas as variáveis de desempenho acadêmico”, escreveram os pesquisadores. “A autodisciplina previu o desempenho acadêmico de forma mais consistente que o QI. A autodisciplina também previu quais alunos melhorariam suas notas ao longo do ano letivo, enquanto o QI não previu. (...) A autodisciplina tem um efeito maior no desempenho acadêmico do que o talento intelectual.”

Na série de posts e artigos passados que foram publicados aqui no Blog da Supreste, falamos sobre a importância do planejamento e conhecimento. A importância em planejar e a aquisição de conhecimento que juntos cooperam para o sucesso profissional, financeiro e familiar.

Quero falar nessa nova série sobre a perseverança e autodisciplina.

No livro "o poder do hábito", de onde a introdução deste post foi retirada, o autor relata um estudo mostrando a eficácia da autodisciplina sobre o QI. Porém a autodisciplina e a força de vontade devem partir de um desejo mais profundo, de uma emoção maior, um desejo maior. Percebemos que para mantermos a autodisciplina, precisamos constantemente utilizar da força da vontade, da força do querer, deve ser dessa ideia que surgiu a conhecida frase: "Querer é poder".

Como gosto de me basear não somente em estudos humanos, mas também nas revelações ditas através das escrituras, a autodisciplina na Bíblia é sinônimo de um dos frutos do espírito, o domínio próprio.

Em uma das cartas escritas pelo apóstolo Paulo, ao Corintos, ele diz o seguinte: "...Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”. (1 Coríntios 9:24-27) Paulo sabia das vantagens de ter o domínio o próprio e das consequências de não tê-lo, ele devia se esforçar pra manter-se em seus objetivos e seguir os ensinamentos de Jesus. E o fazia mesmo que o seu corpo se sentisse desmotivado ou atentasse contra suas metas.

Uma Dúvida


O que hoje te desmotiva ao invés de motivar? Em prol de desenvolver se em sua vida, e viver não somente o seu melhor, mas o melhor que Deus reservou pra você, como você tem vivido?

Já é a hora de fazer com que seus sonhos sejam maiores que as dores da trajetória. O início pode estar sendo difícil, mas o que importa é o final. Não adianta começar com tudo e deixar a obra por inacabada. Não adianta, o esforço pra morrer na praia.

Persevere, a autodisciplina será a sua amiga! uma excelente amiga. Deixe que Deus governe o seu viver, e você governe sobre a sua disciplina e perseverança.

Sua vitória está na constância atitudes que toma e não simplesmente nas escolhas que você faz hoje.

Descubra o que Deus planejou pra você e coopere com Ele.

Persevere, avance, continue, discipline-se a ir além do seu normal, fazendo assim, o incrível passará a ser rotina em sua vida.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page