O que é mindset?

Mindset é a configuração da mente, um conceito que busca entender a predisposição psicológica de uma pessoa que prioriza determinados pensamentos e padrões de comportamento para, então, propor e desenvolver uma nova abordagem.

O que é Mindset?

Segundo a psicóloga Carol S. Dweck, pioneira no estudo sobre este assunto, fala, em sua obra Mindset: a nova psicologia do sucesso (2017), sobre a importância das opiniões que o indivíduo adota a respeito de si mesmo para o seu relacionamento com o mundo.


Trata-se de uma visão individual, o que faz todo sentido.


Isso fica evidente se compreendermos que a visão de mundo de cada pessoa não depende somente daquilo que enxerga com os seus olhos.


Cada indivíduo recebe as informações de uma forma e, em resposta, as interpreta de acordo com o conjunto de ferramentas que tem disponível.


Essas informações – sejam elas visuais, auditivas, olfativas, gustativas ou táteis – são como códigos que precisam ser interpretados em um processo no qual cada um vai atribuir significados de acordo com sua subjetividade.


E é justamente a essa subjetividade que foi atribuído o nome de mindset.

A autora argumenta que essas opiniões são capazes de afetar suas escolhas, determinando a maneira que você leva sua vida.


Se alguém crê que é uma pessoa com dificuldades de aprendizado, por exemplo, isso vai fazer com que a pessoa busque se provar suficientemente inteligente o tempo todo.

Ainda, vão haver aqueles que, por acreditarem que não são capazes, nem ao menos vão tentar executar uma tarefa.


Essas crenças tendem a surgir ainda na infância e adolescência, em uma época do desenvolvimento em que situações ou afirmações de terceiros podem causar marcas profundas, que perduram por toda a vida.


Mindset tem uma clara ligação com nosso comportamento ao encarar desafios e barreiras

Como se trata de uma configuração da mente, o mindset vai influenciar, direta ou indiretamente, desde as decisões cotidianas até aquelas que podem mudar de forma radical a vida de uma pessoa.


O experimento

A pesquisadora Carol S. Dweck, que até então focava a sua pesquisa no fracasso em como as pessoas encaram essas situações, se surpreendeu ao perceber que algumas delas não só conseguem lidar muito bem com o fracasso, como até mesmo gostam da experiência.


Em seu método, recebeu as crianças em sua sala, uma de cada vez, oferecendo a elas uma série de atividades de quebra-cabeça, que foram ficando progressivamente mais difíceis conforme o experimento avançava.


Ao entrevistá-las acerca de suas estratégias e sobre como estavam se sentindo com a tarefa, Carol pôde observar que algumas crianças sequer encaravam a inabilidade de concluir o quebra-cabeças como um fracasso.


Ela se surpreendeu ao ver crianças empolgadas com o desafio, se mostrando cada vez mais animadas ainda que não conseguissem completar o quebra-cabeças.


Por um lado, algumas das crianças do experimento enxergavam as dificuldades como o fim da jornada, muitas vezes, até se recusando a ao menos tentar, demonstrando acreditar que o fracasso já era dado. Outras, no entanto, se animaram com as dificuldades e se sentiram motivadas a superar aquela situação difícil com a qual se deparavam.


Conclusão

Assim, Carol concluiu que uma das mais marcantes possibilidades oferecidas pelo mindset é a de transformar o significado do esforço.

Em uma sociedade que acredita que o esforço é tarefa exclusiva para aqueles sem capacidade, é revolucionário pensar nele como um caminho natural, como parte do processo para todos.


A descoberta serviu de incentivo para novos estudos sobre o mindset, sempre visando a evolução humana e a realização de objetivos.


Tipos de Mindset

mindset fixo – define aqueles que acreditam que suas qualidades são imutáveis, ou seja, suas habilidades e talentos natos são os fatores mais importantes, que vão determinar seu sucesso ou fracasso.


mindset de crescimento - Indica uma maleabilidade maior das características, por meio da crença de que as capacidades inatas são apenas potencialidades que podem ser desenvolvidas (ou não) através do esforço.


Um dos pontos principais da teoria apresentada por Carol Dweck é que nosso mindset é formado pelas escolhas e posicionamentos cotidianos, quase em um exercício diário.


A única pessoa que pode optar em sustentar este ou aquele mindset é você mesmo.


#mindset


Fontes:

https://fia.com.br/

Livro: Mindset: a nova psicologia do sucesso (2017)

7 visualizações