top of page

O que é a teoria dos baldes?

A busca para alcançar meu primeiro milhão continua. Mas é claro que, para que este objetivo aconteça o mais rápido possível, estou constantemente buscando informações sobre o mercado de investimentos, mindset, inteligência financeira e também lendo muitos artigos, livros, ouvindo a Podcasts e muitos outros mais. Achei um artigo bem interessante do Gustavo Cerbasi, sobre um tema que me chamou atenção demais e vou compartilha-lo por completo.

O principal argumento a favor de um plano de investimentos é a oportunidade de acelerar a busca pela realização de sonhos. A maioria das pessoas tem grandes ambições e projetos para o futuro. Por isso, a ideia de poupar precisa fazer parte da rotina. Mas você sabe como investir melhor seu dinheiro? Para responder a essa pergunta, lanço mão de uma técnica que utilizei em meus principais livros: a Teoria dos Baldes.

O objetivo é pavimentar um novo caminho para seus planos e investimentos. A questão de como investir melhor seu dinheiro tem a ver com sustentabilidade nas escolhas feitas. Para isso, a teoria dos baldes pode ajudar bastante.


Não adianta iniciar um plano de criação de reservas e interrompê-lo dentro de alguns meses.


O que é investir melhor?

Muitos podem supor que escolher bons produtos financeiros é sinônimo de investir melhor. De fato, esse é um componente importante, mas só deve ser considerado depois de um planejamento consistente.

Por melhores que sejam os produtos escolhidos, o êxito nos investimentos só se consolida quando a administração das finanças está bem organizada. Em outras palavras, é improdutivo dedicar horas ao mercado financeiro se existem fatores comprometendo seu orçamento.

Minha sugestão é que se adote um método eficaz de organização financeira. Ele funciona como base para a distribuição do dinheiro de acordo com o grau de importância de cada gasto.


A teoria dos baldes

Você já parou para pensar em por que a maioria das pessoas que começa um plano de investimentos desiste muito antes do previsto? Quem busca um projeto que alia esforço de poupança e boas escolhas deve se lembrar da teoria dos baldes. Ela funciona como um direcionamento para quem deseja aplicar de forma sustentável.

A ideia é bastante simples: a cada mês, todo o dinheiro que entra deve ser direcionado para o preenchimento sucessivo de três baldes.


1º balde: Bem-estar

O bem-estar deve ser a prioridade na vida de qualquer pessoa. Muitos imaginam que cortes desmedidos em sua qualidade de vida podem acelerar o processo de enriquecimento. Porém, o efeito é inverso. Quem deixa de lado seu próprio bem-estar fica sujeito à instabilidade emocional, que compromete a vida profissional e pessoal.


No balde do bem-estar, entram todos os gastos de manutenção da sua vida como moradia, transporte, educação, saúde, seguros, supermercado etc. Mas os gastos tidos como indispensáveis não são os únicos que compõem esse balde. Entram também os gastos que contribuem para nosso bem-estar físico e mental, o que inclui práticas esportivas e passeios com amigos e familiares. Todas essas são necessidades primárias de uma pessoa.


Quando você pensar em como investir melhor seu dinheiro, não abra mão do seu bem-estar. Somente após preencher esse balde deve-se passar para o próximo.


2º balde: Investimentos

Os investimentos têm grande importância no planejamento financeiro de qualquer pessoa. O tamanho desse balde é diretamente determinado pelo balde do bem-estar. Isso porque apenas a sobra de dinheiro acaba direcionada para cá.

No balde dos investimentos, a indicação é otimizar as escolhas para que o dinheiro renda o máximo possível. Lembre-se que os produtos pelos quais você optar devem estar de acordo com os objetivos traçados.


O que quero dizer com isso é que suas aplicações devem ter coerência com seus planos.


Vamos supor que seu objetivo atual seja a construção de uma reserva de emergências. Não faria sentido alocar a maior parte dos recursos em um investimento com baixa liquidez como um fundo multimercado ou um CDB de longo prazo. A melhor opção, nesse caso, é por algum ativo de renda fixa que tenha baixo risco e liquidez imediata.

Procure se atualizar sempre para investir com inteligência. Acompanhe o noticiário e invista em conteúdos mais robustos como livros e cursos. Esse é o segredo para você fazer boas escolhas.


3º balde: Luxo

O terceiro e último balde não está no final da fila por acaso. Os gastos com certos luxos podem criar uma sensação de bem-estar, mas precisam ser muito bem planejados. Compras por impulso, por exemplo, são intoleráveis para quem pretende construir uma boa estratégia.

Se você perceber que há um excedente de dinheiro após compor os dois primeiros baldes, pode gastá-lo com luxos. Não há nada de errado em se presentear de vez em quando. A ressalva que faço é para que você reflita a respeito dos sonhos que está construindo. Se existe um grande plano em sua vida, considere enxugar o balde do luxo para reforçar o dos investimentos. Isso vai lhe aproximar das grandes conquistas que estão em seu radar.

Um ponto de atenção: mantenha o balde do luxo no final da sua lista de prioridades. Quando esse balde passa a ocupar um papel importante em suas finanças, a tendência é de desequilíbrio. Essa atitude compromete os investimentos e, por consequência, seus planos futuros.


Encontre o equilíbrio entre os baldes

Perceba que os baldes devem ter tamanhos bem diferentes e determinados. O primeiro balde – do bem-estar – não pode ser negligenciado em nome de um esforço exagerado de investimentos ou de luxos desnecessários.

Ações como essa derrubam a qualidade de vida e contribuem para uma desordem emocional que compromete a organização das finanças. Engana-se quem pensa que poupar é cortar gastos. Na verdade, é muito mais uma questão de equilíbrio para entender as prioridades e quanto direcionar a cada balde.

Reforçar o balde dos investimentos de forma radical pode parecer uma ótima escolha, pois a multiplicação de recursos se intensifica. O problema é que, com o passar dos meses, provavelmente, você sentirá falta de tudo aquilo que abriu mão em nome desse esforço de poupança. Resultado? A construção de objetivos de longo prazo perde consistência, pois há perda de motivação devido à queda no bem-estar.


Entendeu como investir melhor seu dinheiro?

Os três baldes nos quais você deve distribuir seu dinheiro funcionam como um método de organização financeira. A ordem de prioridade estabelecida tem de ser coerente para a manutenção do equilíbrio.



183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page