Não espere ser rico para se comportar como rico

Existe uma frase que diz que “riqueza é a ausência de necessidades”. Essa talvez seja uma das melhores definições de riqueza. Logo se diminuirmos nossas necessidades podemos ser ricos bem cedo.


O que grandes milionários ou bilionários têm em comum são suas mentes e atitudes milionárias. O Autor do livro “Os segredos da mente milionária” T. Harv Eker, apresenta para os leitores modelos de dinheiro. Cada um de nós tem um. As crenças que aprendemos e atitudes ensinadas ao longo de nossas vidas moldam um modelo específico de dinheiro em nossas mentes.

Há algum tempo venho buscando me tornar um milionário e confesso que mudei de discurso algumas vezes. Não porque simplesmente mudei de opinião, mas devido a ter dado ouvidos a ensinamentos que tenho buscado. Em cada livro que leio em cada experiência que absorvo de algum mentor em seus ensinamentos.

Outro dia eu exclamei para minha esposa que emagrecer é só uma questão de querer e força de vontade, puramente isso. Então ela me fez a seguinte pergunta: - Você quer ser milionário não quer? Eu disse: - Sim, quero, serei. Ela perguntou novamente: - porque ainda não é se é só uma questão de querer e força de vontade?


A fórmula

A fórmula para alcançar qualquer objetivo é sempre a mesma. Porém como emagrecer ou enriquecer o ponto de partida será o mesmo, mudando primeiro a mente. Sei que está parecendo um texto de psicologia, mas todo mundo é um pouco psicólogo e um pouco louco.

Mas o assunto aqui é comportamento então vamos voltar ao assunto.

Como se comportar como rico sem ainda ser rico?

Eis o dilema. Vou citar algumas diferenças bem interessantes que o Douglas Gonçalves colocou em seu blog “dicasfinanceirasweb.com” sobre “mente pobre” e “mente milionária”

(mente pobre) Eu sempre saio em cima da hora de casa para o meu trabalho. Por isso tenho que avançar sinal, “cortar” carros mais lentos e ficar acelerando e freando mesmo que isso não faça diferença alguma. No final, ao invés de chegar 10 minutos atrasado, eu chego somente 9 minutos atrasado.

(mente milionária) Eu saio cedo de casa para o meu trabalho. Não preciso avançar sinal, furar fila de carros ou ficar acelerando e freando meu carro gastando mais gasolina e ficando mais irritado. Além do mais sei que, fazendo isso, no final eu ganharia no máximo um minuto em meu trajeto.

(mente pobre) Eu “furo” filas em bancos, lojas e supermercados, pois meu tempo é precioso e preciso chegar em casa logo para assistir TV e ficar vendo as fotos de meus amigos nas redes sociais.

(mente milionária) Não preciso “furar” filas. Sei que meu tempo é precioso, mas não é mais precioso que o dos outros. Além do mais sei que quando chegar em casa vou saber aproveitá-lo.

(mente pobre) Eu tenho “gato” na minha energia elétrica, pois o governo rouba de mim de várias maneiras, sobretudo com impostos.

(mente milionária) Sei que o governo não usa meus impostos da maneira correta, porém sei também que a maneira de combater isso não é roubando, pois desse jeito o ciclo nunca acabará e um erro não justifica outro.

(mente pobre) Vou comprar este produto, pois ele é o mais barato.

(mente milionária) Vou comprar este produto. Ele não é o mais barato, mas sei que vai durar mais do que o mais barato e, no final, terá o melhor custo/benefício.

Está entendendo? Veja mais…

(mente pobre) Vou comprar o carro do ano, pois ele é símbolo de “status”, não importa se para isso eu tenha que desembolsar metade do meu salário em prestações a perder de vista.

(mente milionária) Não preciso do carro do ano, isto não é prioridade para mim. Só preciso de um carro que me dê conforto e segurança. Afinal carros são passivos e junto com ele vem embutidos muitos outros gastos que podem fugir do meu controle.

(mente pobre) Não consegue perceber o tempo que perde com redes sociais e programas de TV que nada acrescentam em suas vidas.

(mente milionária) Sabe que não precisa ficar por dentro de tudo que acontece. Logo pode ganhar seu tempo lendo livros ou estudando um assunto novo que lhe acrescente algo.

(mente pobre) Não sabe o que é agregar valor, por isso faz coisas somente por fazer, sem pensar.

(mente milionária) Sabe o que é agregar valor e, por isso, faz as coisas que devem ser feitas e ignora o que não necessita de atenção e não agrega valor nenhum.

(mente pobre) O dinheiro é a raiz de todos os problemas.

(mente milionária) O dinheiro resolve muitos dos meus problemas. Como são reais estes exemplos! Realmente existem pequenas mudanças que podemos fazer para alcançarmos mentes ricas antes mesmo de nos tornarmos ricos.

Se este também é um desejo seu, busque conhecimento financeiro, aprenda sobre investimentos. Estude mais, leia mais. É certo que com o tempo e com o aprendizado adquirido, estaremos nos tornando não apenas pessoas de mentes ricas, mas também pessoas melhores. “Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados.” - T Harv Eker.

Quais resultados você quer ter?

Se os resultados que está tendo não são os esperados, já sabe onde mexer, em suas ações.


#atitudesmilionarias #desenvolvimentopessoal #finanças #riquezas.

17 visualizações