top of page

A Depressão Nacional

"Há pessoas neste mundo que têm o dom de descobrir a alegria em todos os lugares e legá-la aos outros quando se vão". Frederick William Faber

Geralmente provocada por carências biopsíquicas ou mesmo por eventos que nos afetam, a depressão faz com que não tenhamos força para nos levantar da cama, embora queiramos.

A única decisão que devemos tomar, quando estamos nesta condição, é buscar a restauração da nossa serenidade, alcançável pelo acolhimento e pela terapia, psicológica ou psiquiátrica, busca que muitos adiam indefinidamente por causa dos lamentáveis preconceitos que cercam as doenças da mente.


Como manter a sanidade diante de um verdadeiro campeonato de notícias em que o mais corrupto de hoje será vencido pelo ainda mais corrupto de amanhã?


Em lugar de nos divertir, a sucessão de desencantos vai nos arrancando a vontade de agir para tornar reais os nossos sonhos. Nossa confiança é solapada e nossa esperança cai travada. O desânimo nos paralisa. Saímos menos para a rua. ( e agora estamos em quarentena). Planejamos menos. Passamos a achar que sonhar, trabalhar e viajar não vale mais a pena. É como se a nossa terra tivesse sendo pilhada por um exército invencível.

Quando o profeta jeremias e seu povo, no século 6 a.C. , passaram por uma situação desesperada, Deus lhe disse (Jeremias 29.5-14):


"Construa casas e morem nelas".

"Casem e tenham filhos".

"Trabalhem".

"Orem".

"Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas".

"Não se deixem enganar".


Eis o que precisamos ouvir, quando a depressão ou o medo "imposto" se torna uma marca nacional.


Estamos vivendo dias maus, mas, dias bons certamente virão. Não importa as assolações que nos sobrevenham, uma certeza temos, que sabemos em Quem temos crido e que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais!





21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page