top of page

A Capacidade de transmissão de ideias de um bom líder

A capacidade de transmissão de ideias, determina a eficácia da informação transmitida, quando as convicções de nossos objetivos estão primeiramente claras dentro de nós.

Ultimamente temos visto um vasto crescimento e investimento de muitas empresas no desenvolvimento das lideranças, programas de treinamento, coaching, mentoria, treinamentos internacionais e etc.

Grandes empresas têm voltado suas atenções para o desenvolvimento de seus colaboradores, certos de que os resultados de qualquer organização dependem de uma liderança engajada e com a competências necessárias para a alavancagem do negócio e gestão de equipes.

Aqui quero enfatizar a importância de saber como transmitir ideias e conhecimento. A arquiteta Eneida Xavier, citou em um de seus posts, “Quer ser um grande líder? Não adquira conhecimento apenas, saiba como transmiti-lo".

Ter conhecimento não significa que o que você sabe e fala é correto

Por isso neste ponto é de suma importância se aprofundar e obter real domínio do assunto, para que se tenha propriedade e profundidade nos assuntos que se quer transmitir. O Conhecimento superficial não deixa de ser conhecimento, mas não é algo que traga diferencial pessoal ou profissional. Com tantas informações sendo veiculadas através das mídias sociais e televisão, as exigências por um conteúdo de alta qualidade têm se tornado cada vez maior.

Para aumentar a sua capacidade de transmissão de ideias, se faz necessário, que não se limite ao livro que lê ou ao filme que assiste ou até mesmo ao curso ou treinamento que participou. Observar os costumes e ambientes a sua volta, ampliar seus horizontes e ter um bom relacionamento interpessoal, conhecer as pessoas, sim, agregará muito mais valor.

Transmissão de ideias está ligada a liderar

Um bom líder sempre alinhará seus objetivos aos de seus liderados.

Conhecer um pouco sobre cada um de seus liderados, para que o resultado final seja concretizado com sucesso e você possa atender as necessidades da organização como um todo.

O líder deve saber desenvolver e desempenhar seu papel com autoridade, porém em alguns momentos se fará necessário uma mudança de postura para a qual ele terá que ser parceiro e companheiro, como Cristo fez com Pedro, ao desacreditar que poderia caminhar sobre as águas, Jesus o segura e caminha até o barco com ele – (Mateus 14:22-36). Não no sentido de fazer pelo liderado, mas com o intuito de orientar, falar a verdade e buscar soluções plausíveis, transmitindo em linguagem clara, para que o liderado possa entender.

Chegará a hora em que o conhecimento adquirido deverá ser repassado, portanto será preciso ter certeza do conhecimento de que se possui. Se tiver dúvidas, não deverá ser transmitido. Informações erradas ou incompletas podem gerar transtornos e discussões desnecessárias.


Da mesma forma que pensamentos corrompem a linguagem, a linguagem também pode corromper os pensamentos” – Claydiano Lima.


É necessário buscar mais informações

Embasar os conceitos do conhecimento adquirido e nunca pensar que sua palavra é a lei, independentemente do cargo que ocupe ou de sua vida pessoal. Esta atitude pode passar às pessoas em volta um desconforto e um sentimento de arrogância e indisposição para ouvir o que você tem para transmitir.

Assim como um professor precisa dominar o conhecimento e a forma de transmitir esse conhecimento, o líder também precisa se capacitar e dominar as formas de transmitir suas ideias para seus liderados, assim como prepará-los para transmitirem posteriormente. Bons líderes desenvolvem o dom de tornar as coisas mais claras e transmitem com facilidade informações, tarefas e, até mesmo, aquele famoso feedback, ferramenta tão necessária para o processo de evolução da liderança.

Líderes formam novos líderes, não dá para fugir

Uma das principais características de um líder é a de formar novos líderes. Através do tempo de qualidade investido por um líder, o mesmo inspira outros a liderarem da mesma forma. Podemos ver claramente o caminho aberto por bons líderes para que outros possam liderar. Aqui vemos desmistificados a ideia que liderar é MANDAR.

Liderar além de influenciar e conduzir um grupo de pessoas a um objetivo comum, é também a capacidade de deixar um legado para os liderados e a capacidade de expandir e multiplicar seus conceitos e habilidades, aperfeiçoando sua visão e conhecimento.

As pedras no caminho

É certo que eventualmente, alguma coisa possa sair errado. Por isso a figura do líder é essencial para que os liderados não se sintam desmotivados ou culpadas pelo que saiu errado.

O líder assumirá a responsabilidade pelo que saiu errado frente aos seus superiores e aos seus liderados. Evitará também que o erro ocorra novamente. Se a informação transmitida está equivocada, o transmissor tem por obrigação deixar claro para seus ouvintes ou leitores, que melhorará o conteúdo, corrigindo o erro ou retratando-se com seus liderados.

A capacidade de transmitir ideias, é uma habilidade que não termina em si mesma. Vai além. Um bom líder vai além da capacidade de transmitir de forma clara suas ideias e objetivos. É capaz de transformar situações, e também é capaz de prever problemas que suas ideias possam transmitir e já agir de criatividade, estimulando seus liderados a encontrar soluções para as variáveis apresentadas aos envolvidos.


Se gostou do nosso conteúdo, não deixe de compartilhar. Deixe também seu comentário, pois o mesmo é muito importante e contribui para que possamos melhorar nossos conteúdos e assim atingir de forma positiva cada vez mais, mais pessoas.


162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page