7 dicas para o home office ser eficiente sem causar o tal do “burnout”

Com a expansão do COVID-19 pelo Brasil e pelo mundo, as recomendações são: Trabalhe de casa, se seu emprego permitir, evite aglomerações... FIQUE EM CASA.

Pensando nesses pontos e vivendo essa rotina resolvi escrever um pouco e pontuar algumas dicas sobre como trabalhar remotamente ser produtivo e evitar o “Burnout”

Mas o que é Burnout?

É quase impossível evitar, com o tempo e a quantidade elevada de trabalho, isso acaba provocando um esgotamento físico e mental.


Burnout é a sensação de enfraquecimento, indiferença, desmotivação severa e incapacidade de lidar com as demandas.


Devido á comum pressão que ocorre nos ambientes de trabalho para execução de tarefas em menos tempo e com menos recursos e como resultado o esforço aplicado é tanto que as vezes não é possível perceber os sintomas de esgotamento.


Mas é possível evitar o burnout, e se caso já esteja se sentindo assim, é possível também superá-lo.


Por isso é importante corrigir rotinas intensas e se orientar para ser positivo e produtivo, além de poder ter uma vida mais tranquila com melhor qualidade de tempo para você e seus familiares.


Então vamos as dicas que separei para um trabalho home office eficiente, já que não sabemos se essa quarentena será temporária ou permanente, isso só o tempo vai dizer.


Trabalhar em casa ou no escritório requer disciplina, porém trabalhar de casa exige um pouco mais, já que o ambiente de trabalho normalmente é repleto de distrações, afinal de contas você está em casa não é!?


Dica 1

Separe o espaço de trabalho do espaço pessoal

Crie uma área de trabalho e use-a de forma consistente. Separe este lugar especificamente para suas tarefas de trabalho diário.

Caso tenha filhos converse com eles para respeitarem esta divisão. Quando estiver sentado lá, está trabalhando e não deve ser atrapalhado.


Essa é uma parte difícil já que nem sempre é possível separar um cômodo para esta finalidade.

As principais distrações são:

· Família e filhos querendo atenção;

· Falta de equipamento próprio de escritório;

· Vontade de fazer as tarefas domesticas;

· Vontade de assistir TV e colocar em dia aquela série;

· Espaço de trabalho inapropriado, bagunçado e pequeno;


Sugestão: fuja da tentação de trabalhar esparramado no sofá!

Dica 2

Organize a bagunça para ganhar tempo

Dadas as circunstâncias, é bem provável que o seu escritório temporário seja a mesa de jantar da sala ou a mesinha de centro da sala de visitas.


Eu, pessoalmente, gosto de tudo organizado. Para mim, uma mesa bagunçada é reflexo de uma mente ansiosa e caótica. Eu sei que não é fácil ser produtivo nesse tipo de ambiente, e a própria Organização Mundial da Saúde já lembrou que é importante cuidarmos da nossa saúde mental com o mesmo nível de atenção que estamos dando ao COVID-19.


passos para organizar seu ambiente de trabalho?


1- Comece pela papelada: reúna todos os recibos, recados, papéis, boletos e outros documentos em papel que estão espalhados pelos cantos; que tal digitalizar tudo isso e salvar em uma nuvem? Use o Google Drive, o OneDrive, são alternativas que possuem versões gratuitas de 15GB e 5GB respectivamente. Cabe um bocado de papeis lá!


2- Encontre um cantinho para armazenar seus lápis, canetas e outras ferramentas úteis (talvez, o carregador do seu notebook ou tablet).


3- Uma verdade, nós produzimos muito lixo, inclusive digitalmente, é uma foto que baixamos, links que salvos, downloads de arquivos e etc. quando vemos são tantos arquivos (desnecessários) espalhados pelo computador que nem sabemos o que é. Eu tenho o hábito de criar diversas pastas nomeá-las e as categorizar e assim manter tudo organizado. Dá trabalho, mas todo trabalho aplicado na organização é muito bem recompensado.


4- Jogue coisas fora. Aquela coleção de garrafas d’água sobre a mesa, os farelos de biscoito e guardanapos amassados… tudo para o lixo!

Dica 3

Planeje a sua rotina

  • Hora para acordar

  • Exercícios

  • Tomar café

  • Iniciar o computador e trabalhar

  • Beber água

  • Horário de almoço

  • Registro de atividades

  • Contatar clientes e / ou seu superior

  • Finalizar o trabalho

  • Reorganizar a mesa e as tarefas para o dia seguinte.

Dica 4

Cumpra seu Horário

Se você tem um horário fixo de trabalho, deve cumpri-lo rigorosamente também quando está trabalhando de casa.


Você já deve ganhar alguns bons minutos por não ter de pegar aquele engarrafamento.


É importante que cumpra seu horário de trabalho, já que seus colegas de trabalho estão fazendo o mesmo horário que você, logo dúvidas, reuniões, suporte técnico serão realizados dentro do horário normal de expediente ou no horário em que seu empregador determinar.

Dica 5

Uma tarefa de cada vez

De um lado, família e problemas domésticos. Do outro, prazos e cobranças nos aplicativos de mensagens e e-mail.


As orientações são respirar; separar os momentos de resolver problemas familiares do trabalho; diferenciar as demandas importantes das urgentes e responder uma solicitação por vez.


"A capacidade de fazer várias tarefas simultaneamente é um mito. O cérebro apenas alterna o foco de uma coisa para outra, em um processo que gasta recursos e causa sobrecarga cognitiva", destaca Camila Campanhã, professora da Especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada na Universidade Presbiteriana Mackenzie.


O estresse de tentar ser multitarefa ainda derruba o neurotransmissor dopamina, fundamental à atenção.


Dica 6

Fique em casa, mas não fique isolado do mundo

Somos seres sociais e a sensação de pertencimento está ligada ao instinto de sobrevivência. Sendo assim, marque conferências com seus colegas de trabalho, não mande apenas mensagens, faça ligações. Aproveite o momento e faça atividades em família, uma partida de banco imobiliário, dominó, uno, adedonha no papel (isso era bom demais).


Seja criativo.


Dica 7

Uma nova habilidade

Este momento de quarentena é uma oportunidade não só para colocar as series em dia, mas também para se atualizar em conhecimento, muitos treinamentos têm sido ministrados em lives e muitos materiais têm sido disponibilizado de forma gratuita.


Uma das maiores vantagens do home office é poder dizer adeus ao trânsito interminável e ao transporte público sempre lotado. E já que você vai ganhar pelo menos umas horinhas a mais durante o dia, por que não tirar uns 30 minutinhos da sua manhã ou da sua tarde para aprender algo de diferente?


De repente você pode aproveitar para dar uma afiada no inglês, ou então aprender um idioma que você ainda não conhece – como o alemão, o italiano ou até mesmo o coreano.

Outra opção é fazer um curso online para se aprofundar em algum tema que seja da sua área ou então aprender mais sobre algo que você sempre quis saber.


A Udemy, uma plataforma de cursos virtuais, possui cursos diversos – e, por conta do COVID-19, já liberou cerca de 40 cursos da área de programação e tecnologia para o público geral.


Então agora não tem como dar desculpas de falta de tempo ou de dinheiro.


Então busque pelos assuntos de seu interesse e vamos pra cima nos estudos.


#homeoffice #planejamento


Referências

www.oberlo.com.br

www.uol.com.br

www.linkedin.com

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